sábado, junho 30, 2007

5º Encontro de Arqueologia do Algarve


O 5º Encontro de Arqueologia do Algarve vai ter lugar de 25 a 27 de Outubro, na sala de colóquios da Fissul, em Silves.

O encontro é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Silves, Universidade do Algarve e do Igespar, o instituto público que resulta da fusão do IPAAR e do IPA.

A iniciativa conta ainda com o apoio dos Centros de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto.

A organização aceita propostas para comunicação ou poster até ao dia 3 de Setembro.

Quaisquer informações ou contactos devem ser feitos com o Gabinete de Arqueologia, Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Silves, através do email arqueologia@cm-silves.pt ou do telefone 282444100.

sexta-feira, junho 29, 2007

Cláudio Torres: «Licenciamento em Cacela Velha pode abrir precedente muito grave»



Especialista em história da civilização islâmica considera que interesses colectivos estão em primeiro lugar. Associação de Defesa do Património lamenta falta de clareza.

Cláudio Torres, especialista em história da civilização islâmica em Portugal, considera que a construção de uma moradia nestes moldes «pode abrir um grave precedente em Portugal e no resto do país».

Para o também director do Campo Arqueológico de Mértola, a decisão do IPA afigura-se como «estranha», na medida em que considera ter havido «uma má interpretação» [dos valores do património] por parte da tutela.

«É admissível que o proprietário tenha interesses, mas é necessário estabelecer um equilíbrio entre o domínio colectivo e o privado. Em qualquer sítio histórico, o subsolo é sempre o elemento mais sagrado», considerou Cláudio Torres ao «barlavento».

Igualmente contactado pelo «barlavento», o presidente da Associação de Defesa do Património de Cacela (Adrip) João Paulo Almeida lamenta que o actual e agora único instituto que gere o património «ainda não tenha tido uma posição vinculativa sobre uma parcela do território que tem regras bem definidas».

Segundo João Almeida, o Plano Director Municipal, não autorizaria a construção de novos edifícios até à aprovação do Plano de Salvaguarda de Cacela Velha, «o que ainda não sucedeu».

Ao que o «barlavento» apurou, este plano está em vias de ser criado e definirá, de forma detalhada, quais os usos e intervenções que podem ser aplicados no núcleo histórico.

in Barlavento Online

Sondagens arqueológicas em Cacela Velha revelam novos dados


As novas sondagens arqueológicas que actualmente estão a decorrer no centro histórico de Cacela Velha acabaram de colocar a descoberto uma alcáçova (local fortificado) de origem almôada.


Segundo a arqueóloga responsável pelas escavações Cristina Garcia, tais dados permitem identificar que, nos séculos XII e XIII, Cacela não foi apenas um ponto de vigia da costa, mas uma povoação de dimensões significativas, acomodada em compartimentos bem definidos e rebocados, ladeados por silos de armazenamento de alimentos.

Apesar de os dados serem preliminares, é possível que a muralha que se estende desde a encosta Norte – paredes-meias com o terreno a ser ocupado pela futura moradia – se estenda até à ribeira de Cacela, contrariando assim a ideia de que Cacela Velha constituía apenas um pequeno núcleo.

in Barlavento Online

Alcalar vai ser campo de férias arqueológicas





Alunos do secundário e maiores de 17 anos podem aproveitar o Verão e ocupar os tempos livres com umas «Férias Arqueológicas», no Centro Interpretativo de Alcalar, de 16 a 27 de Julho.

Trata-se de uma acção que pretende iniciar os jovens na arqueologia através das práticas, processos e técnicas aplicadas directamente nos monumentos pré-históricos de Alcalar, com o apoio de arqueólogos.

As «Férias Arqueológicas» vão estar divididas em dois grupos, sendo que o primeiro começa a 16 e termina a 20 de Julho, e o segundo inicia a 23, terminando a 27 de Julho.

As actividades arqueológicas vão decorrer de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30.

A data limite de inscrição é dia 10, sendo que cada grupo terá no máximo12 participantes. Quem quiser pode inscrever-se num ou nos dois grupos.

As inscrições podem ser feitas no Museu de Portimão-Centro de Documentação, através do telefone 282412238 ou do correio electrónico museu@cm-portimao.pt.

Esta acção inserida no Projecto «Alcalar-Promoção dos monumentos Megalíticos e da Paisagem Cultural», está a ser organizada pelo Museu Municipal de Portimão e Igespar, contando com o apoio do Programa da Cultura.


[noticia] in Barlavento Online

sábado, junho 09, 2007

Museu de Arqueologia de Albufeira reabre dia 15



Reabre dia 15 do presente mês, no município de Albufeira, o Museu municipal de Arqueologia.
A iniciativa abre com a apresentação de algumas novas peças, agora inseridas na exposição permanente da instituição.

A reabertura realizar-se-á dia 15, próxima semana, com a inauguração da exposição George Landman, intitulada "O Algarve", a não perder!

O museu faculta ainda, visitas guiadas ao centro histórico de Albufeira, com vários roteiros mediante os interesses dos grupos de pessoas.

Fica aqui o contacto 289 57 07 12.

Mais um espaço cultural no nosso Algarve, felicidades futuras!


in Jornal Região Sul