sexta-feira, março 30, 2007

Vale Boi Revisitado

Já está nas bancas, por apenas 1 €, o número correspondente à edição de Abril da National Geographic Portugal, no qual está incluído um artigo (4 páginas) sobre a jazida paleolítica de Vale Boi (Vila do Bispo).

Vale Boi é o maior sítio arqueológico de ar livre do Paleolítcio Superior português e regista ocupações regulares entre 25 mil e 6 mil anos antes do presente. Nas palavras do repórter: “Não é necessária muita imaginação para especular sobre os motivos que terão levado comunidades sucessivas de caçadores-recolectores a instalarem-se nesta elevação.”


Como já havíamos enunciado, a reportagem conta com uma reconstrução digital do que teria sido o abrigo há cerca de 20 mil anos, bem como a representação de uma pequena placa gravada de cronologia Solutrense (ver imagem em cima) em que se identificaram pelo menos três figuras animais.

domingo, março 25, 2007

LACCOBRIGA - A ocupação romana na baía de Lagos

O Centro Cultural de Lagos apresenta ao público, entre os dias 31 de Março e 9 de Maio, a esposição intitulada "Laccobriga - A ocupação romana na baía de Lagos".

Com esta exposição pretende-se apresentar os resultados dos trabalhos arqueológicos que têm tido lugar, nos últimos anos, na baía de Lagos, mostrando-se, igualmente, os espólios de época romana que os estudos levados a efeito no século XIX e início do XX tinham permitido recuperar.

A inauguração terá lugar no próximo dia 31 entre as 18h e as 20h.

sexta-feira, março 23, 2007

ICIA lança «O Municipalismo em Portugal: 500 anos dos forais manuelinos do Algarve»

O Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) vai lançar amanhã, sábado, às 18h30, no Clube Naval de Portimão, o livro «O Municipalismo em Portugal: 500 anos dos forais manuelinos do Algarve».

A publicação reúne textos das comunicações apresentadas às X Jornadas de História Ibero-Americana, realizadas em Portimão, em Maio de 2004, pelo ICIA.

Este livro, coordenado por Maria da Graça A. Mateus Ventura, organiza-se em dois capítulos: Os forais manuelinos e o seu significado social e político e ainda Integração e conflito.

A edição foi apoiada pela delegação regional do Ministério da Cultura no Algarve e pelo Município de Portimão.

[mais]

domingo, março 11, 2007

Jovens vilarrealenses aprendem a preservar construções tradicionais

É inaugurada na próxima terça-feira, às 17h30, no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, em Santa Rita (Vila Real de Santo António), a exposição “Da Natureza Nascem as Casas: Um Contributo para a Educação Patrimonial”

Pretende-se, com a mostra, alertar as crianças para as questões ligadas à preservação do património construído, sensibilizando-as para a importância da preservação das técnicas e materiais de construção tradicionais

[mais]

segunda-feira, março 05, 2007

Alcoutim Urbano e Rural

Dia 10 do presente mês chega até nós a obra intitulada "Alcoutim Urbano e Rural, dos Finais da Idade Média ao Fim do Antigo Regime", da autoria da arqueóloga Alexandra Gradim.

É com alegria que aplaudimos mais uma obra que deveras enriquece o conhecimento e constrói a história do nosso Algarve.
Pelas mãos da arqueóloga da Câmara Municipal de Alcoutim a obra, brevemente apresentada e disponível ao público, retrata o passado histórico do concelho de Alcoutim e dos seus munícipes.

Para melhor conhecer o volume, convida-se os interessados à sua apresentação, que terá lugar no Auditório da livraria Fnac, no Algarve Shopping, Guia no dia 10 de Março pelas 16h com a presença do Sr. Presidente da Câmara Francisco Amaral.


[mais]