terça-feira, fevereiro 13, 2007

Tavira vai ter Mestrado em Património

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, realiza em Lisboa e Tavira um curso de Pós-graduação/Mestrado em Património inserido no processo de Bolonha.

O curso vai ter início em meados de Abril, logo após a confirmação dos candidatos admitidos, em horário pós-laboral (sextas-feiras à tarde e sábados).

As inscrições para candidaturas estão abertas até 28 de Fevereiro, nos serviços académicos da FCSH em Lisboa ou no Departamento Sócio-Cultural da Câmara Municipal de Tavira.

A estrutura curricular do curso orienta-se para quatro áreas de especialização: Património Artístico, Etnológico, Histórico e Urbano.

Para mais informações: www.fcsh.unl.pt

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Faro na rota de arqueologia roubada


Uma das mais de 300 mil peças recuperadas hoje pela Guarda Civil espanhola
em rusgas contra uma rede de tráfico de objectos arqueológicos estava preparada
para ser enviada para a Holanda, via Faro, disse fonte policial.

A rede envolve exploradores, intermediários e coleccionistas, entre os quais alguns "com uma situação económica alta" que compravam peças de "grande valor", segundo a Guarda Civil.

Afirmando desconhecer se há ou não portugueses envolvidos na rede, fonte da polícia espanhola referiu à Agência Lusa que a peça foi encontrada numa rusga em Huelva e estava prestes a seguir para o aeroporto algarvio.

[mais]

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica inaugura em Silves


A abertura ao público da Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica de Silves realiza-se no dia 10 de Fevereiro e contará com a presença de numerosas individualidades nacionais e estrangeiras ligadas à Civilização Mediterrânica.


Com a inauguração do espaço reabilitado e ampliado do Antigo Matadouro Municipal de Silves, inaugura também, a exposição de arquitectura intitulada “JOSÉ ALEGRIA: da paixão..., da terra..., da arquitectura...” às 17:00 horas.


Fonte
: Jornal Região Sul Online

Fortaleza de Sagres na Corrida às Sete Maravilhas de Portugal

A Fortaleza de Sagres é o único monumento algarvio entre os 21 finalistas do projecto, apoiado pelo Ministério da Cultura, que pretende, através da votação do público, eleger as 7 Maravilhas de Portugal.


Segundo o IPPAR a presença deste monumento no rol dos finalistas justifica-se pela "invulgar paisagem e a presença historicamente atestada do Infante Dom Henrique (que aqui faleceu em 1460) [que] deram a Sagres uma posição ímpar na mitografia nacional e contribuíram para a fama internacional do lugar, cuja história é indissociável da história do Promontorium Sacrum".


Cada participante pode votar uma vez e escolher, entre os 21 candidatos, os monumentos que entenda dever constituir as “Sete Maravilhas de Portugal” através de telefone, SMS ou do sítio na Internet http://www.7maravilhas.pt


Votação decorre até 7 de Julho. Participe!

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Núcleo museológico da pousada de Tavira estará pronto dentro de um mês















Dentro de um mês os vestígios arqueológicos integrados na nova pousada da Enatur, em Tavira, que documentam a existência de um bairro islâmico (século XIII), constituído por treze casas, em alguns casos atestadas por pátios centrais ou por compartimentos diversos, abrem as suas portas ao público.

Os vestígios foram identificados durante os trabalhos de sondagem e escavação arqueológica, que antecederam a reconversão do antigo Convento da Graça numa unidade hoteleira, e se prolongaram ao longo de quatro anos.

A importância e a extensão dos achados levou a Enatur a fazer algumas alterações ao projecto de arquitectura e a solução encontrada passou pela integração dos vestígios históricos no novo edifício assinado por João Sousa Campos, colocando-os em destaque a partir do bar da pousada.


fonte
: Barlavento Online